Nesta segunda-feira, 1º de agosto, o aplicativo de mensagens Whatsapp dá início a sua campanha para combater a desinformação no período eleitoral. Criada pela AlmapBBDO, a ação pretende dar visibilidade para as parcerias estabelecidas pela rede para combater notícias falsas e dar acesso a informações seguras.
A campanha será exibida durante todo o período eleitoral em jornais, revistas, rádio, OOH e nas plataformas de mídia social.
As iniciativas destacadas na campanha são, primeiro, a parceria com as organizações da Aliança Internacional de Checagem de Fatos (IFCN).
Segundo a companhia, desde 2018, o app vem firmando colaborações e mais 50 empresas de checagem usam os produtos do Whatsapp. O outro projeto destacado é a criação de um chatbot com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Lançada em abril, a iniciativa usa inteligência artificial para que os usuários possam interagir com o TSE e tirar dúvidas sobre o processo eleitoral. Essa é a segunda eleição em que o Tribunal estabelece acordo de cooperação com a plataforma para reforçar o combate a conteúdos falsos. A primeira foi em 2020.
O Whatsapp também renovou o canal de denúncias para contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido pelos Termos de Serviço do Aplicativo e pela legislação eleitoras desde 2029.
A companhia ainda afirma que, em 2020, 64% do total de contas bloqueadas foram banidas de maneira automática e proativa, sem necessidade de denúncia. Além do TSE, o aplicativo vem estabelecendo alianças com os Tribunais Regionais Eleitorais em estados como Bahia, Paraíba, Paraná e Tocantins.