Enquanto a saúde estadual agoniza, a secretária estadual de Saúde de Roraima esbanja dinheiro em contratos duvidosos. Na semana passada Cecília Lorenzom aderiu a uma ata da Secretaria Estadual de Cultura e contratou uma empresa de Manaus (AM) por R$7,6 milhões para fazer um arraial.
Essa semana a imprensa revelou que a secretária autorizou a compra de centrais de ar condicionado por um valor bem acima do mercado. Parte dos equipamentos foi adquirida em Roraima e a outra parte junto a uma empresa de Minas Gerais por quase o dobro do valor.
Como não bastasse, a Maternidade Nossa Senhora de Nazareth apresentou problemas mais uma vez. Na noite dessa quarta-feira, 3, as lonas da estrutura improvisada no bairro 13 de setembro não suportaram a água e os leitos inundaram de novo.
Quem tem segurado as pontas na unidade são os profissionais que precisam usar rodos e panos para enxugar os consultórios. São eles que precisam remanejar os pacientes nos leitos da maternidade.
Em um vídeo postado nas redes sociais, uma profissional cobra do governador Antônio Denarium (PP) uma solução. Ela lembra que não é a primeira vez que isso acontece e ainda mostra as pessoas desesperadas.
A Secretaria Estadual de Saúde paga R$1 milhão de reais por mês na estrutura com tendas onde funcionava o Hospital de Campanha durante a pandemia. Enquanto isso as obras do prédio da maternidade, no bairro São Pedro, seguem devagar e sem previsão para acabar.