Ouvir música alta prejudica a audição? Qual o volume recomendado pela OMS? Entenda
Com o advento da tecnologia a humanidade começou a se acostumar com essa realidade. Entre as infinitas novidades estão os fones de ouvidos. Cada vez mais comum na rotina das pessoas, o dispositivo é usado para ouvir música, falar por ligação e, também, para trabalhar.
Entretanto, muitas dúvidas surgem sobre possíveis problemas de audição devido o uso dos fones. Entre elas, ouvir música muito alta.
Essa afirmação procede. Além de prejudicar a audição provocando até zumbidos, pode causar danos psicológicos. Isso porque especialistas afirmam que aumenta o estresse, causa insônia, diminui a atenção e, em casos mais graves, desencadeia a depressão.
Os zumbidos são permanentes? Isso é mito. Os zumbidos podem ocorrer, mas de forma temporária. Além disso, é possível ocorrer perda auditiva, também temporária. Entretanto, é preciso ter atenção. A repetição da exposição a sons muito intensos podem gerar traumas auditivos cada vez menos reversíveis.
Protetor auriculares ajudam? Sim, verdade. Além de usar esses protetores no dia a dia, o indivíduo deve fazer exames periódicos para checar a saúde do ouvido. Uma curiosidade é que a Legislação permite que um colaborador mude de função caso tenha a audição prejudicada pelo trabalho.
Algumas da recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) é não ultrapassar a média máxima de 100 decibéis, otimizar música acústica e sistemas de som, além de monitorar os níveis de som.