Quando uma pessoa vai envelhecendo e, principalmente, chega na faixa da terceira idade, é comum pensar que problemas de saúde virão. Acontece que qualquer pessoa de qualquer idade está sujeito a problemas.
Para ajudar a esclarecer dúvidas sobre o tema, a Pfizer separou os principais Mitos e Verdades sobre o envelhecimento de um ser humano.
A produtividade econômica do país cai?
MITO. É cada vez maior o número de pessoas com mais de 60 anos dispostas, saudáveis e ativas. Um levantamento feito pelo Instituto Datafolha mostrou que a fatia de brasileiros com 60 anos ou mais empregados ou em busca de emprego aumentou de 20 para 26% do total entre 2007 e 2017.
A massa muscular diminui com o envelhecimento do corpo?
VERDADE. A quantidade de gordura aumenta e a de massa magra diminui, assim como a produção de colágeno. Por isso, a prática regular de exercícios físicas e uma alimentação balanceada são ainda mais necessárias conforme envelhecemos.
As pessoas esquecem as coisas conforme envelhecem?
MITO. É verdade que envelhecimento traz mudanças no nosso organismo, incluindo alterações neurológicas que comprometem as nossas funções cerebrais. No entanto, é possível evitar que lapsos de memória aconteçam com frequência mantendo o cérebro ativo. É importante exercitá-lo com atividades intelectuais como aprender uma nova língua ou algum instrumento musical, por exemplo.
Doenças como diabetes e hipertensão atinge toda a terceira idade?
MITO. Doenças não podem ser consideradas normais. No máximo, comuns. Enfermidades como diabetes do tipo 2 e hipertensão podem e devem ser evitadas com uma alimentação saudável, com a prática de exercícios físicos e com o acompanhamento de um médico.