Ele realmente é saldável? Do que é feito? Consumir muito faz mal? Esclareça as dúvidas
Muitos alimentos em excesso podem fazer mal à saúde. Por isso, é natural que as pessoas busquem por alternativas menos nocivas. Em outras palavras: mais saudáveis. No caso do açúcar, algumas opções são o mel, adoçante e açúcar mascavo.
Entretanto, muitas dúvidas cercam este último item. É por isso que o Roraima contra Mentira separou três mitos e verdades sobre o açúcar mascavo para esclarecer qualquer incerteza sobre o tema.
O primeiro deles é: O açúcar mascavo pode adoçar qualquer alimento? Sim, verdade. Este açúcar tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias que o refinado, mesmo que não passe pelo processo de refinamento. Além disso, o mascavo mantém os sais minerais e vitaminas da cana-de-açúcar. Isso acaba tornando o produto mais saudável.
Açúcar mascavo pode causar danos se consumido em excesso? Também é verdade. Os principais danos são no sistema digestório, dentes, além de causa varizes, diabetes e impedir a absorção de proteínas. Se você pretende mudar qualquer item da alimentação no intuito de melhorar a qualidade de vida, é necessário consultar um nutricionista para receber as orientações adequadas.
Por fim, o açúcar mascavo perde nutrientes? É mito. Primeiramente, este tipo de açúcar está livre de processos químicos, diferente do branco. Isso ajuda a manter não só os nutrientes, como pode ser antioxidante, além de ser rico em vitaminas.