A sucuri é um animal de grande porte que vive na Amazônia, Cerrado e Pantanal do país. É um animal bonito e por muitos considerado exótico. Por isso, lendas, mitos e crendices cercam a cobra, o que dão origem a muitas histórias.
Pensando em esclarecer os Mitos e Verdades desse importante animal, o Roraima contra Mentira conversou com a bióloga Priscila Azarak.
“Existem quatro espécies de sucuri, que são nativas da América do Sul, e três delas ocorrem no Brasil, que são (Eunectes murinus, Eunectes notaeus e Eunectes deschauenseei. O animal pode viver por 30 anos e chegar até 7 metros de comprimento”, iniciou.
Mitos e Verdade sobre a sucuri
Algumas das crendices sobre a sucuri é que ela hipnotiza pessoas e animais como forma de atrair e dar o bote. Conforme a bióloga, isso é um mito.
“Cobras não hipnotizam ninguém. Devido elas não terem pálpebras, não piscam e ficam com olhos abertos o tempo todo, isso faz com que muitas pessoas pensem erroneamente que cobras hipnotiza”, explicou.
Sucuris crescem enquanto vivem? Isso é verdade. “As cobras e demais répteis aumentam de tamanho a vida inteira”.
A sucuri ataca pessoas e engole humanos? Mito. “Existem lendas sobre sucuris que comem humanos, mas não procede. Sucuris, igualmente outras cobras, podem reagir e atacar caso se sintam ameaçadas”.
As sucuris regurgitam a comida quando se sentem ameaças? É verdade. “Se a sucuri se sentir ameaçada e houver a necessidade de fugir ela pode regurgitar o que comeu”.
Sucuris ficam no mínimo seis meses sem comer? Também é mito. “A digestão da sucuri pode levar até 15 dias, dessa forma, ela se alimenta aproximadamente uma vez por mês”.
A sucuri não sobrevive sem água? Também é verdade. “A sucuri é um animal semiaquatico e vive associada aos corpos hídricos”.