Mitos e verdades sobre a amamentação
Quando uma mãe dá à luz a um filho ou filha, muitas dúvidas surgem principalmente sobre a amamentação. Porém é preciso ter cuidado ao esclarecer os questionamentos, pois muitas respostas podem estar erradas.
Um dos principais mitos é que a mãe que tem prótese de silicone não pode amamentar. Isso é mentira. Para começar, a prótese fica localizada embaixo do tecido mamário o que não interfere na amamentação. Porém, é preciso ficar atento à outra questão. Uma prótese muito grande pode causar atrofia no tecido e prejudicar a produção de leite.
A amamentação diminui o risco de ter câncer de mama. Essa afirmação é verdade. Uma pesquisa realizada peloa Associação Norte-Americana Kaiser Permanete revelou que mulheres que amamentam correm menos risco de desenvolver câncer de mama. A amamentação também reduz em 28% o risco de óbito em decorrência da doença.
O leite de algumas mães é fraco e não é suficiente para alimentar o bebê. A informação é um mito. O leite materno é considerado o alimento mais completo para os bebês. Dessa forma, nenhuma fómula ou alimento pode substituir. Em alguns casos, o que acontece é o bebê receber menos leite do que deveria. Porém, a situação pode ser resolvida rapidamente.
Banhos de sol evitam rachaduras nos seios. Por incível que pareça, isso é verdade. O calor deixa o bico do seio mais resistente e ajuda a evitar as rachaduras. É recomendável ‘tomar sol’ antes e depois do parto, durante 15 minutos por dia.