Muitos candidatos fazem de tudo para buscar votos em Boa Vista e interior de Roraima. E na ânsia de captar novos aliados e eleitores, alguns acabam se excedendo e virando alvo da Justiça Eleitoral.
Um exemplo claro é o candidato a reeleição Antônio Denarium (PP). O governador foi multado por propaganda irregular no comitê, tentou enganar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) e levou outras duas multas que somam R$19 mil. O juiz Marcelo Lima de Oliveira entendeu que Denarium agiu de má fé.
Mas não para por aí. Denarium também está proibido de divulgar uma pesquisa eleitoral a qual ele lidera. É que segundo entendimento da Justiça Eleitoral ela não tem todas as informações necessárias para ser utilizada. Com isso, o governador e o aliado Hiran Gonçalves tiveram que adotar outras estratégias para seguir fazendo campanha.
A dúvida agora é saber se a população acredita nessas pesquisas e nas estratégias arcaicas dos políticos. Para muitos o que vale é o dinheiro. Já outros analisam o trabalho e as propostas na hora de votar. A cultura em Roraima é da compra de votos descarada.
Daqui há um mês poderemos ter a vida voltando ao normal após a eleição ou poderemos estar vivendo outra campanha que será o segundo turno. E aí? A campanha acaba no primeiro turno ou não? Não podemos esquecer que para a presidência a disputa também está polarizada e reserva muitas emoções.
Até lá teremos muitas tretas e confusões inimagináveis. Deus nos proteja!