O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realiza no período de 20 a 23 de setembro, das 8h às 18h, no Cartório da 1ª Zona Eleitoral, localizado na avenida Santos Dumont nº 760, bairro São Pedro, a preparação das 1.521 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Nos dias 20 e 21, serão preparadas as urnas do interior; e nos dias 22 e 23 será a vez da capital.
A cerimônia é pública e inclui as atividades de carga de aplicativos, testes de funcionamento, auditoria de verificação pré e pós eleição (VPP), identificação e aposição de lacres nas urnas de seção e de contingência, bem como nas urnas de lona para eventual votação por cédula.
Representantes do Ministério Público Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos, coligações, federações e demais interessados podem comparecer, a fim de fiscalizar os trabalhos desenvolvidos durante o evento, que será presidido pelo juiz Luiz Alberto de Moraes Júnior.
Conforme explicou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RR, Fábio Barros, na semana passada ocorreu a geração de mídias, que consiste em armazenar nos flashs cards/mídia de aplicação os sistemas de dados dos eleitores e também dos candidatos por meio da geração de tabelas que incluem o nome do candidato, partido, foto, cargo, número, seção e lista de eleitores com nome e número do título.
“No procedimento são utilizadas as seguintes mídias: cartões de memória/flashes de carga, cartões de memória/flashes de votação, memória de resultado e cartões/flashes de contingência. Após a geração de mídias, ocorre o procedimento de carga, que significa transferir para as urnas os dados inseridos nos cartões de memória. As memórias de votação ficam em compartimento lacrado na urna e guardam as informações da votação. Por fim, a memória de resultado é aquela na qual, após o fechamento da seção, é gravado o resultado da votação e enviado para a totalização”, disse Barros.
Fonte: TRE-RR