Quando você menos espera a gripe "te pega", não é mesmo? Tem gente que espera todo o processo até se curar sem tomar nenhum remédio, tem gente que aposta nos medicamentos naturais e tem aqueles que correm para a farmácia.
Pensando em desmitificar algumas informações sobre a gripe, o Roraima contra Mentira separou 10 Mitos e Verdades sobre o tema. As informações são do site oficial da Benegrip.
1. Gripe e resfriado são a mesma coisa
[MITO]
Esse é um mito clássico, que diz que a gripe e o resfriado são a mesma coisa, porém em intensidades diferentes, com a primeira sendo a versão mais forte da mesma doença. Isso não é verdade!
A gripe é causada apenas pelo vírus da Influenza, que também só pode provocar esse tipo de infecção. Ela atinge todo o sistema respiratório, provoca febre e pode complicar para uma pneumonia, já que causa inflamações nos pulmões.
Já o resfriado tem mais de 200 vírus causadores. Ele atinge apenas o sistema respiratório superior, ou seja, não deve chegar aos pulmões, dificilmente causa febre em adultos e tem menor risco de complicações graves.
No geral, leva a inflamações locais, como sinusite, otite e faringite. Por fim, enquanto a gripe pode durar por uma média de dez dias, o resfriado não costuma completar uma semana.
2. Resfriado não vira gripe
[VERDADE]
Por serem doenças diferentes, causadas por vírus distintos, o resfriado realmente não pode virar uma gripe.
Para todos os efeitos, não há correlação entre elas. No entanto, não tratar corretamente o resfriado pode enfraquecer a imunidade e facilitar a invasão de microrganismos oportunistas, como o vírus da Influenza.
Assim, embora o resfriado não possa virar uma gripe, ele pode ser um fator que contribui para reduzir as defesas do corpo e favorecer novas infecções.
3. Gripe favorece a pneumonia
[VERDADE]
Sim, a gripe pode levar a um quadro de pneumonia. De fato, esse é um dos maiores riscos da Influenza. A pneumonia é uma infecção grave que atinge alvéolos pulmonares e os brônquios, com isso pode prejudicar a respiração e reduzir a capacidade de oxigenação do organismo.
Além dos sintomas clássicos da gripe, a pneumonia pode provocar dor no tórax, falta de ar, muco amarelado e purulento, alterações de pressão e confusão mental. A pneumonia pode ser fatal.
4. As pessoas pegam mais gripe no inverno
[VERDADE]
Sim, as pessoas pegam mais gripe no inverno. Os meses entre abril e outubro, durante o outono e inverno, são mais frios e secos, favorecendo a sobrevivência e propagação do vírus. Com a queda da temperatura, temos o hábito de ficar em locais fechados, sem ventilação natural, mais próximos e aglomerados.
Isso facilita a transmissão, que ocorre pelo ar ou tocando superfícies contaminadas com o vírus. É por esse motivo que o outone e inverno são tidos como o período de epidemia sazonal da gripe, devido ao aumento do número de casos.
5. Vacina da gripe pode causar gripe
[MITO]
Não, a vacina da gripe não pode causar a gripe. Esse mito é causado por desinformação e utilizado para justificar a recusa na imunização, o que é um grande risco para a saúde pública.
A vacina da gripe é feita com versões desativadas do vírus, incapazes de provocar a infecção. O que pode ocorrer é o desenvolvimento de um resfriado ou variante mais resistente da Influenza.
Quanto ao resfriado, isso acontece pois se tratam de patógenos distintos. Já para casos de gripe, isso ocorre pelo alto nível de mutação e múltiplos tipos do vírus. O imunizante é produzido com base nos principais tipos em circulação naquele período.
Mesmo assim, tomar a vacina é essencial, já que pode assegurar ao menos que o quadro de sintomas e risco de complicações sejam amplamente reduzidos.
6. Posso pegar gripe de outra pessoa
[VERDADE]
Sim, a gripe é transmitida principalmente de uma pessoa contaminada para outra. Em geral, se pode pegar a gripe de outra pessoa quando ela fala, expira, tosse ou espirra, o que dispersa gotículas de saliva contendo o vírus no ar ao redor, que pode ser inalado por terceiros.
Caso essa secreção se deposite sobre superfícies, como maçanetas e corrimões, temos o risco de transmissão cruzada. Nesses casos, ao tocar esses objetos e levar as mãos ao rosto pode causar a contaminação.
7. Tomar chuva e ficar molhado pode dar gripe
[MITO]
Similar ao caso anterior, é um mito a afirmação que tomar chuva causa gripe. Porém, ao ficar molhado você pode sentir calafrios, ingerir microrganismos e pegar uma virose distinta. Sem falar que após se secar tende a ficar em um local fechado, possivelmente próximo de outras pessoas.
8. Choque térmico causa gripe
[MITO]
O choque térmico não causa gripe, porém ele pode causar um certo desconforto e piora nos sintomas. De certa forma, ele pode dificultar a reação do sistema imunológico e provocar uma certa irritação nas mucosas por conta da mudança súbita de temperatura.
9. Beber água ajuda no combate à gripe
[VERDADE]
Para variar nossos mitos e verdades sobre a gripe, temos aqui um fato. Beber bastante água pode ajudar no combate à doença. Isso mantém as mucosas hidratadas, evita irritação e ressecamento, além de facilitar a sua limpeza e ser utilizado pelo organismo para produção de fluidos.
Por fim, beber água previne o risco de desidratação durante a gripe, que costuma estar associado à febre.
10. Tomar canja é bom para gripe
[VERDADE]
Uma canja de galinha e legumes é um bom alimento para gripe. Quente, aconchegante e nutritiva, ela fornece vitaminas e minerais importantes para o organismo se recuperar, estimula a ingestão de líquidos e a temperatura alta ainda pode aliviar a dor.