O sono é um estado em que o corpo e a mente repousam em determinado período do dia. Neste momento, o corpo descansa e também produz hormônios importantes para o nosso organismo. Apesar de ser algo natural e costumeiro, ainda existem muitas dúvidas sobre o sono.
Para esclarecer algumas curiosidades, o Roraima contra mentira separou mitos e verdades sobre o tema, com informações do site Terra, que conversou com o médico Alan Eckeli.
MITO: o seu tempo de sono é tudo o que importa
Existem três dimensões essenciais para uma boa noite de sono: o tempo, a qualidade e a regularidade. Pensar só no número de horas que você dorme todas as noites não garante um sono reparador. "O sono de boa qualidade, quantidade e regularidade vai trazer a percepção de você estar descansado", explica o médico.
VERDADE: o ambiente em que você dorme importa
De acordo com o Dr. Alan, o ambiente tem, sim, uma importância na qualidade do nosso sono. Dormir em um ambiente que seja seguro, termicamente agradável (nem muito quente, nem muito frio), quieto e escuro é fundamental. Para pessoas que dividem o quarto ou a cama, é interessante conversar sobre o assunto e alinhar expectativas para que o descanso dos dois não seja comprometido.
MITO: a luz do celular não interfere no sono
Existe muita controvérsia sobre o uso de telas (como televisão, computadores e celulares) antes de dormir, mas a verdade é que a luz emitida por esses aparelhos pode, sim, interferir na produção melatonina pelo organismo - o neuro-hormônio que regula o sono e que está ligado à exposição à luz.
"O uso de telas planas, seja celular, televisão, computador ou tablet, funciona como um emissor de luz, e isso vai inibir a nossa produção de melatonina, podendo alterar o nosso tempo de início de sono e muitas vezes até a qualidade do sono", diz.
VERDADE: fazer atividades físicas de manhã melhora o sono
A prática de atividades físicas é um dos fatores que garante uma boa noite de sono, principalmente quando feita no período da manhã.
Isso não significa que você não pode se exercitar à noite, mas é interessante evitar atividades de alta intensidade. Os exercícios muito intensos (como uma partida de futebol) podem aumentar a produção de cortisol pelo organismo, e esse hormônio, conhecido como o hormônio do estresse, nos deixa em estado de alerta. Ou seja, é mais difícil relaxar e cair no sono.