O termo “depressão” surgiu no século 19 quando a melanconia era associada erroneamente à loucura. Já por volta de 1860, o termo começa a ser usado pelos médicos. De lá para cá, nunca foi possível quebrar totalmente o tabu relacionado à essa condição.
Existem diversos mitos e verdades sobre o tema que acabam prejudicando as pessoas que sofrem com a depressão. O Roraima contra Mentira separou as cinco dúvidas mais comuns para esclarecer ao leitor.
Não é possível curar depressão sem tratamento. Isso é verdade! A depressão é uma doença psiquiatra que causa tristeza profunda, aletrações no humor e muita indisposição. Dessa forma, é necessário o acompanhamento médico para tratar a doença.
Apenas adultos têm depressão. Isso é mito! Os sintomas podem aparecer em crianças, adolescentes, jovens, idosos, ou seja, em qualquer período da vida da pessoa. Fatores genéticos ou traumáticos causam o quadro depressivo.
Mulheres são a maiorida dos casos de depressão. Verdade. Para cada homem, existem duas mulheres com depressão. Isso porque a mulher sofre com a variação hormonal ao longo da vida por causa do ciclo menstrual, gestação e menopausa, o que pode favorecer ao quadro depressivo.
Depressão é frescura. Outra afirmação falsa e também desrespeitosa. Muitas alegam que pessoas usam a depressão para fugir de suas atividades do dia a dia. Porém, os médicos explicam que a apatia causada pela doença prejudica nas tarefas diárias dessas pessoas.
Casos de suicídio são maiores em pessoas com depressão. Verdade! A maior parte dos casos de suicídio está relacionada à depressão. Por esta razão é importante identificar o problema logo no início e tratar o mais rápido possível.